top of page
Buscar

Ansiedade: quem nunca?



Considerada o mal do século, a ansiedade tem tomado conta das nossas vidas, desde a infância até as idades mais avançadas. O excesso de informação, a necessidade de atingir expectativas muitas vezes irreais e a falsa perfeição das redes sociais vêm aumentando os índices de pessoas atingidas por este problema.


O que muita gente não sabe é que existem alguns mitos relacionados à ansiedade que vão se perpetuando e acabam por atrapalhar o processo de tratamento de muitas pessoas!


“Sou ansioso(a) e não tenho jeito”: a ansiedade não é um transtorno genético, portanto não se nasce ansioso. Ao longo da vida, dependendo de nossas experiências e como aprendemos a lidar com elas, características ansiosas vão surgindo e é necessário identificar esses momentos e seus sintomas para iniciar um processo terapêutico e poder “dar um jeito” nisso.


“Ansiedade é coisa de gente grande”: infelizmente as crianças também podem ser afetadas pois, muitas vezes, interpretam as experiências a sua maneira, sem auxílio de adultos, o que pode gerar experimentações de medo e ansiedade desde cedo. Por terem dificuldade em expressar seus sentimentos, muitas vezes são taxadas como crianças difíceis, nervosas ou hiperativas.


“Prefiro não conversar para não gerar discussão”: erro muito comum cometido na tentativa de poupar brigas, antecipando as reações do outro e guardando mágoas para si. A boa comunicação é a melhor forma de gerar laços fortes com quem nos cerca e essa sensação de ter com quem contar gera segurança e reduz os sintomas de ansiedade.


Se você tem dificuldade em lidar com sua ansiedade, procure ajuda de um médico ou psicólogo para iniciar um tratamento. Cuide da sua saúde mental.


Nayara Morales - Médica Acupunturista

CRM/SC 17734; RQE 11650/12363


Horizonte Medicina e Saúde

WhatsApp (48) 99804-2426

0 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page