As plantas são nossas grandes aliadas dentro da medicina e seu uso milenar confirma sua eficácia com baixos índices de efeitos colaterais.
No entanto, mesmo com uso de plantas são necessários alguns cuidados:
- Evitar em menores de 2 anos e durante gravidez e amamentação.
- Se você usa medicações e/ou tem condições médicas pré-existentes, o ideal seria consultar seu médico, pois podem existir interações entre os remédios e as plantas.
- Doses elevadas e prolongadas podem aumentar os efeitos colaterais.
- Ao usar produtos fitoterápicos (derivados de plantas) é importante ler a fórmula, que deve ter o nome científico além do popular, pois plantas diferentes podem ter o mesmo nome popular.
- Cada planta tem uma forma ideal de preparo, pode ser por maceração (garrafada), infusão (água quente é despejada sobre a planta), decocção (planta é fervida junto com a água) e tintura (imersão em álcool).
Imagem de congerdesign por Pixabay.
Principais plantas usadas para dor:
Arnica montana - flor - uso externo (interno apenas em homeopatia) ; analgésica, antiinflamatória, para artrites, dor muscular, insuficiência venosa...; Cataplasma (fazer tintura e diluir 10 vezes), cremes. (Arnica da praia - 1 colher de sopa)
Camomila (Matricaria recutita) - infusão com 1 colher de sopa da flor - cólicas e problemas gastrointestinais- banho de assento para hemorróida, queimaduras. Não usar na gravidez.
Erva-baleeira (Varronia curassavica) - infusão com 5 folhas - anti inflamatória, antiartrítica, analgésica. Evitar uso interno em gestantes por falta de estudos.
Espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) - infusão com 3 colheres de sopa de folhas e raízes - cicatrizante, para azia/gastrite e cólicas. Não usar na gravidez.
Gengibre (Zingiber officinale) - raiz, máx. 2g por dia - azia, cólicas, sinusites, náuseas, antiiflamatório e hipoglicemiante. Pode ser usado como gengibre fresco, gengibre caramelizado, gengibre em conserva em xarope de açúcar, gengibre curtido no vinagre, em pó e seco. Não usar na gravidez.
Hortelã (Mentha piperita) - infusão com 1 colher de sobremesa de folha ou flor - cólica, gases, dor de cabeça e dores musculares. Bochecho para dor de dente. *Não usar produtos com hortelã de forma inalatória em crianças!
Pata-de-vaca (Bauhinia forficata) - infusão com 1 colher de sopa de folhas - hipoglicemiante, hipolipemiante, ajuda na cistite; banho de assento para hemorróidas e anticaspa. Não usar na gravidez ou se tiver problema de tireóide.
Valeriana officinalis - infusão ou decocção de 1-3g da raiz - insônia, ansiedade, enxaqueca, TPM. Não usar na gravidez.;
Tem alguma receita de chá infalível? Compartilhe conosco!
Nayara Morales - Médica Acupunturista
CRM/SC 17734
Comments